Diretores franceses exibem performance “Híbridos, os espíritos do Brasil – cinema ao vivo” na Mostra Cinemão ZN

 

Mostra Cinemão Z.N. exibe performance “Híbridos, os espíritos do Brasil – cinema ao vivo”

Mostra exibe filmes em janeiro de forma gratuita em espaços públicos e populares da Zona Norte da cidade

O projeto Cinemão exibirá no próximo dia 27 de janeiro, sábado, às 19h30, a performance “Híbridos, os espíritos do Brasil – cinema ao vivo”. A performance será exibida de forma gratuita durante o encerramento da Mostra Cinemão Z.N., que exibiu curtas e longas metragens nos bairros de Vila Isabel, Engenho de Dentro e Méier durante o mês de janeiro. Os moradores da Zona Norte tiveram a oportunidade de assistir filmes premiados de animação, documentário e ficção, exibidos em praça pública num supertelão inflável.

O projeto transcinema “Híbridos, os espíritos do Brasil”, dos diretores franceses Priscilla Telmon e Vincent Moon,  é um estudo experimental e etnográfico sobre a cultura espiritual do Brasil atual. Além disso, o projeto é uma pesquisa sobre as formas de fazer cinema hoje que se desdobra em 4 formatos: o site http://hibridos.cc/, as instalações site-specific, o longa metragem e as performances de cinema ao vivo.   

Durante a mostra Cinemão será exibida essa performance. O diretor, Vincent Moon, edita o filme ao vivo e espontaneamente enquanto a diretora, Priscilla Telmon, realiza interferências com voz e instrumentos, criando um novo filme a cada apresentação e tecendo uma espécie de “ritual cinematográfico”. 

Essa é a primeira vez que o projeto será realizado em espaço público no Rio de Janeiro e o evento inaugura o calendário de lançamento do documentário, que estreia em março. 

Segundo os realizadores, fazer tal performance numa praça pública aberta a todos e gratuita, é a forma mais bonita de apresentar Híbridos. Não poderia ter forma melhor de fazer cinema.   

Sobre o Cinemão
O Cinemão é uma rede exibidora popular. É uma sala de cinema móvel. Trata-se de uma carro aparelhado para exibição de filmes, equipado com projetor de alta performance, supertelão inflável, sistema de som, cadeiras e pipoqueira. 
Este projeto está em atividade desde 2010 e protagoniza o maior número de intervenções cinematográficas em espaços públicos no Rio de Janeiro. 
O objetivo principal é democratizar e promover o cinema brasileiro de forma prática, gratuita e eficiente. O projeto exibe uma produção nacional (curtas e longas de todos os gêneros) de forma democrática e acessível, atendendo a toda e qualquer população. Também faz parte deste projeto a realização de oficinas de audiovisual para crianças e adolescentes.
A partir de acordos com distribuidores nacionais, o Cinemão funciona como uma importante janela para democratização do cinema brasileiro. O Cinemão realiza oficinas de audiovisual e usa tecnologia própria por meio de um aplicativo para o estímulo de construção de narrativas populares. 
Com o intuito de difundir ainda mais as realizações propostas e atuar no processo de formação de plateias para o cinema nacional, tanto a exibição dos filmes e as oficinas possuem entrada franca em todas as suas atividades.
Para Cid César Augusto, idealizador e diretor do projeto, o Cinemão é uma excelente janela para essa intensa e vibrante produção nacional:

“Em 2018, junto com a RioFilme, vamos desencadear a maior ação de democratização do cinema nacional realizada nesta cidade. O cinema vai encontrar o povo!”, comemora o diretor.

Sobre o Leão Etíope do Méier

A facção cultural “Leão Etíope do Méier” atua desde janeiro de 2014, majoritariamente na Praça Agripino Grieco – Méier/RJ, com uma programação gratuita de múltiplas linguagens artísticas. Os eventos hospedam, sob curadoria do grupo, shows de artistas nacionais e internacionais, exposições, um cineclube, performances artísticas, circenses, teatrais e de dança. Completando mais de oitenta edições em três anos de atividades, o Leão se consolidou como um palco a céu aberto na zona norte da cidade abrigando quase duzentos artistas durante esse período.

A Mostra Cinemão Z.N. tem patrocínio da RioFilme e Secretaria Municipal de Cultura.

Serviço: Mostra Cinemão Z.N. – Montagem exclusiva do documentário “Híbridos, Os espíritos do Brasil –  cinema ao vivo”

Dia 27/1, sábado, às 19h30

Parque Agripino Grieco – Méier.

Evento gratuito.

Classificação: livre.

RoMa in Press – Roberta Mattoso Comunicação & Imprensa

Festival anuncia segundo palco para os 12 shows.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Instagram

Publicidade

  • Paixão Câmeras

Últimas

“A Paixão Segundo G.H”, novo longa-metragem de Luiz Fernando Carvalho

Confira o pôster e teaser de “A Paixão Segundo G.H.”, novo longa-metragem de Luiz Fernando Carvalho, em cartaz nos cinemas a partir do dia 11...

Pineapple lança Poetisas no Topo 3

PINEAPPLE RETOMA PROJETO "POETISAS NO TOPO"Terceira edição tem participação de N.I.N.A, Attlanta, Mac Julia, Ajuliacosta, Mc Luanna, Sodomita, Budah e Maru2DClipeNo Dia Internacional da...

Rodrigo Tardelli inicia gravações da 2ª temporada de “Entre Nós”

Rodrigo Tardelli inicia gravações da 2ª temporada de "Entre Nós"Para mais fotos de divulgação, clique aqui!  Créditos: Divulgação   O ator Rodrigo Tardelli iniciou nesta segunda-feira (11), as gravações...

Sirena Solo da bailarina capixaba Ivna Messina, estreia em 14 de março no Sesc Copacabana

SIRENA  Solo da bailarina capixaba Ivna Messina, estreia em 14 de março no Sesc Copacabana Espetáculo visita personagens da mitologia greco-romana, híbridos entre humano e animais, recriados...

Baia faz show no Circo Voador dia 22/03

BAIA LANÇA “BAIA NO CIRCO 2” DIA 22/03 NO CIRCO VOADOR Após um catártico show de gravação do seu novo álbum ao vivo no Circo...