13º FESTIVAL DE CINEMA LATINO-AMERICANO DE SÃO PAULO

CINEMA LATINO-AMERICANO DE SÃO PAULO”> CINEMA LATINO-AMERICANO DE SÃO PAULO” src=”http://www.cineplaneta.com.br/wp-content/uploads/2018/07/voley3-1024×576.jpg” alt=”13º FESTIVAL DE CINEMA LATINO-AMERICANO DE SÃO PAULO” width=”640″ height=”360″>

ATRIZ INÉS EFRON É HOMENAGEADA NO FESTIVAL DE CINEMA LATINO-AMERICANO DE SP

  

*** atriz tem presença no evento de 29/07 a 1/08 

*** Efron participa do debate “O Cinema no Feminino”, em 31/07, às 19h30 

*** a artista recebe Troféu Fundação Memorial da América Latina na cerimônia de encerramento do festival, em 1/08, às 20h00 

Atriz de filmes assinados pelos mais prestigiosos cineastas argentinos da atualidade – como Lucrecia Martel, Daniel Burman, Lucía Puenzo e Gustavo Taretto –, Inés Efron é homenageada pelo 13º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, que acontece até 1/08, em diversas salas de São Paulo.

A atriz argentina nascida no México tem presença em São Paulo de 29/07 a 1/08, quando apresenta quatro títulos de sua filmografia. Ela participa ainda do debate Cinema da Vela Especial – “O Cinema no Feminino”, que acontece em 31/07, terça-feira, às 19h30, no Cinesesc, ao lado da cineasta colombiana Viviana Gómez Echeverrey (de “Keyla”) e da jornalista brasileira Flávia Guerra (mediadora).

A programação de filmes da homenageada inclui “Amorosa Soledad” (Argentina, 82 min, 2008), de Martín Carranza e Victoria Galardi. No longa-metragem, a protagonista, Soledad, terminou há pouco tempo com seu namorado. Morando sozinha e trabalhando em uma loja de decoração, ela resolve que ficará uns três anos sem qualquer tipo de relacionamento, até conhecer Nicolás… O filme tem projeção em 30/07, às 21h00, no Cinesesc.

“Cerro Bayo” (Argentina, 88 min, 2010), de Victoria Galardi, se passa quando está se aproximando a temporada de esqui numa cidadezinha da Patagônia. Mas o seu ritmo tranquilo do lugar é alterado quando a matriarca de uma família bem peculiar tenta o suicídio. Enquanto ela permanece em coma, suas filhas, genros e netos verão como suas vidas são modificadas a partir do incidente. A exibição do filme acontece em 29/07, às 18h30, no Cinesesc.

Dirigido pela consagrada Lucía Puenzo (do sucesso internacional “XXY”), “O Menino Peixe” (Argentina/França/Espanha, 96 min, 2009) tem como personagem principal uma adolescente apaixonada pela empregada da família. A diferença de classe social e a falta de apoio da sociedade em que vivem faz com que cometam um crime para tentar mudar para o Paraguai e começar uma vida junta. O filme foi selecionado para Berlim, entre outros festivais, e ganha projeção em 26/07, às 19h30, no Centro Cultural Banco do Brasil.

Encerra a retrospectiva dedicada a Inés Efron o grande sucesso de bilheteria, “Voley” (Argentina, 109 min, 2015), de Martín Piroyansky. O enredo focaliza cinco amigos, juntos desde a adolescência. Aos 25 anos, eles continuam juntos, embora tenham mais diferenças do que pontos de encontro. Uma festa de fim de ano, no entanto, vai gerar resistências devida a presença de uma nova pessoa ao grupo. “Voley” tem apresentação em 31/07, às 17h00, no Cinesesc.

Na cerimônia de encerramento do evento, em 1/08, às 20h00, no Cinesesc, a atriz recebe o Troféu Fundação Memorial da América Latina, como homenageada desta edição.

O Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo reúne os destaques da produção mais recente feita na América Latina e no Caribe, incluindo vários títulos inéditos no Brasil. No total, são exibidos 77 filmes, representando 11 países da região: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Com curadoria e direção assinadas por Jurandir Müller e Francisco Cesar Filho, o Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo é uma realização do Memorial da América Latina, da Secretaria de Estado da Cultura, da Associação do Audiovisual e da PaleoTV. 

Uma iniciativa do Ministério da Cultura / Lei Federal de Incentivo à Cultura, o evento conta com patrocínio da Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo e é uma correalização do Sesc São Paulo, Centro Cultural Banco do Brasil e do Instituto CPFL.

Mais informações podem ser acessadas no website do festival www.festlatinosp.com.br/
e na fanpage oficial do evento – facebook.com/festlatinosp.

Serviço

13º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo

http://www.festlatinosp.com.br/

https://www.facebook.com/festlatinosp

25 de julho a 1º de agosto de 2018

abertura: 25 de julho de 2018, quarta-feira, às 19h30, no Memorial da América Latina

locais

Memorial da América Latina (Praça Cívica, Auditório Simón Bolívar e Biblioteca Latino-Americana)

Cinesesc

Centro Cultural Banco do Brasil

Instituto CPFL

Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo

realização

Ministério da Cultura, Memorial da América Latina / Secretaria de Estado da Cultura, Associação do Audiovisual e PaleoTV

iniciativa

Ministério da Cultura / Lei Federal de Incentivo à Cultura

patrocínio

Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo

correalização

Sesc São Paulo, Centro Cultural Banco do Brasil e Instituto CPFL

consulados participantes

Consulado Geral da República da Argentina, Consulado Geral do Chile em São Paulo, Consulado Geral da Colômbia, Consulado Geral do México em São Paulo, Consulado do Paraguai e Consulado Geral do Uruguai

 apoio

Ciba-Cilect, Hotel Paulista Wall Street, Estúdios Quanta e Canal Brasil

 

Atendimento à Imprensa

ATTi Comunicação e Ideias

Eliz Ferreira e Valéria Blanco

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of