1º BRAZIL CINEFEST INTERNATIONAL FILm FESTIvAL

0
238

1º BRAZIL CINEFEST  INTERNATIONAL FILm FESTIvAL
(6ª edição do antigo festival Macaé Cine)|
CIRCUITO CINEFEST 24, 25 e 26 de Outubro de 2017

www.brazilcinefest.com.br
https://www.facebook.com/brazilcinefest/
https://filmfreeway.com/festival/brazilcinefest
@brazilcinefest

1ª EDIÇÃO – Festival Internacional de cinema BRAZIL CINEFEST Int´l Film Festival

Ao longo de 10 anos de existência o CIRCUITO CINE FEST, criou e geriu festivais de audiovisual em regiões diversas do  Brasil, tendo seu inicio no Rio de Janeiro com o festival Noite Contemporânea Cine Fest (De 2007 a 2011) e firmou extensão do circuito no Norte Fluminense, à convite da Petrobras e Secretaria de Cultura local da cidade de Macaé,
onde iniciou suas atividades em 2011 e permaneceu até 2016 sob o nome de Macaé Cine International Film Festival.
Além dessas cidades, o festival realizou uma mostra na cidade de Timoteo-MG e intercâmbio de conteúdo com o Festival de La Plata na Argentina e Los Angeles Brazilian film Festival na California.
A proposta atual é o retorno do festival ao seu local de origem na cidade do Rio de Janeiro como Brazil Cine Fest – International Film Festival propondo a realização de sua 1ª edição com os mesmos segmentos explorados anteriormente em suas bem sucedidas edições.
Com sua nova curadoria, equipe de produção e júri, o festival propõe uma seleção de produções nacionais e internacionais ainda mais criteriosa, em categorias competitivas e não competitivas, com exibições online e em salas de projeção, mostrando sempre o melhor do mundo em material audiovisual. O festival mantém seu formato
democrático, onde veteranos da indústria e novos talentos podem estar lado a lado competindo nesta grande vitrine que é este aparelho cultural poderoso, em sua abrangência e na formação de novos públicos, novas tendências e tecnologias. Um bom filme é sempre um produto potencial e forte, com reconhecimento imediato no mercado, na
mídia e nas novas plataformas e dispositivos eletrônicos que sempre buscam novos conteúdos, expressões e novas tendências.
Além das exibições da mostra principal, haverá uma mostra infanto-juvenil. As atividades de caráter educativo, social e informativo têm como objetivo estimular a reflexão, o aprendizado e contribuir para a formação de novos públicos.
Todas as sessões de filmes e atividades do evento são inteiramente gratuitas, restringindo o público apenas no tocante à classificação indicativa de idade de cada programa e ao número de vagas específicas.
Com o festival, a cidade de Macaé ingressou no circuito audiovisual e obteve uma ótima frequência de expectadores, com uma média de 1.400 pessoas para cada edição realizada. Segundo o último levantamento de Agosto de 2017, a rede social do festival no facebook possui 8.603 assinantes e 8.546 seguidores, totalizando 17.149 seguidores, além
da frequência em seu Instagram e site oficial www.brazilcinefest.com.br.
Após o encerramento das atividades na região de Macaé, viu-se necessário a reformulação de seu formato e mudando em sua identidade visual para nova marca: Brazil Cine Fest – International Film Festival.
Mesmo com a mudança, permanecemos promovendo um festival de cinema de grande porte, sendo mais uma ferramenta na sustentação da difusão do audiovisual já existente na cidade do Rio de Janeiro , e na promoção de importantes intercâmbios com iniciativas realizadas em outros territórios, sejam eles nacionais ou internacionais
Neste período, tivemos patrocinadores de fortes marcas como: Petrobras (patrocinadora máster por 3 anos), Prefeitura de Macaé, Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, e parcerias com Federal Convention and Visitor Bureau, Film Comission, Rio Film Comission, CiaRio, Revista de Cinema, Academia Brasileira de Cinema, Los
Angeles Brazilian Film Festival, Festival de La Plata e a grife Antônio Banderas.

Diretor e Curador
João Rocha
Produtora Executiva
Marina Trindade
1- JUSTIFICATIVA:
Diante da expansão das produções audiovisuais nas grandes capitais, do surgimento de novas tecnologias e principalmente, e da necessidade da difusão cultural em larga escala devido ao grande número de conteúdo produzido anualmente, muitos sem possibilidade espaço em janelas de exibição convencionais, o Brazil Cine Fest mantem-se como um importante veículo para a democratização desse produto cultural na capital fluminense.
O Brazil Cine Fest propõe democratizar o acesso a cultura, através da gratuidade, cessão de material do acervo do festival para escolas da rede pública de ensino e cineclubes locais e quaisquer movimentos locais que envolva o audiovisual como objeto de fomento, além da entrada franca, garantindo assim, esse primeiro contato com o cinema e a cultura audiovisual. Destacam-se principalmente em duas esferas: inclusão e a democratização do
acesso à cultura através da gratuidade de todas as ações promovidas pelo evento e no caráter educativo promovido por suas atividades paralelas, nas quais se busca a formação continuada dos interessados através de workshops, palestras e debates propostos a cada edição, de acordo com o espaço e programação do festival.
O investimento em um Festival cujo objetivo é trazer ao público uma vasta seleção de curtas e longas metragens em seus mais diversos gêneros, é sempre uma aposta na inovação e no pioneirismo. Um estímulo à capacidade crítica e cultural de uma audiência que vem demonstrando grande receptividade às novas linguagens e propostas audiovisuais.
A democratização do acesso à sétima arte através da gratuidade aos filmes e atividades promovidas paralelamente, geram o diálogo aberto entre diversos grupos. Outra ação importante que deverá retornar nas próximas edições, é a manutenção do seguimento que abrange a arte de Inclusão para público com necessidades especiais na programação do festival.
Acrescenta-se que em Abril de 2014, o festival foi convidado pelo MINC-OBEC-RJ/Minc e IACS/UFF para integrar o mapeamento dos festivais Audiovisuais Fluminenses, integrando definitivamente o Mapa de Cultura do Estado.

2 – OBJETIVO:
O principal objetivo é promover a difusão da sétima arte através da realização de edições anuais, recebendo o que há de mais novo na produção nacional e internacional, explorando todos os aspectos do cinema atual contemporâneo através das mostras competitivas, não competitivas e de homenagem. 
Promover a cultura entre os diversos segmentos da sociedade; 
Estimular a inclusão de pessoas portadoras de necessidades especiais, na programação do festival;através de sessões extraordinárias com filmes legendados e atividade relacionada ao assunto. 

3 – CONTRAPARTIDAS INSTITUCIONAIS
– Logomarca em todo material impresso e eletrônico acompanhado da chancela: (a definir)
– Aplicação de logo na em cartela exclusiva de abertura do spot sob o título de (a definir)
– Participação de membro da empresa na abertura oficial do festival;
– Aplicação da logomarca na página principal do site do festival;
– Aplicação de Logomarca na Fanpage e Perfil das redes Sociais;
– Menção em entrevistas e releases produzidos pela assessoria de imprensa;
– Aplicação de logomarca em painel de fundo (backdrop) para entrevistas e fotografias;
– Relatório de mídia fornecido pela assessoria de imprensa;
– Cessão de conteúdo dos filmes e extras para composição de acervo e arquivamento;
– vinheta no canal do Youtube
Outros itens poderão ser abordados de acordo com o interesse entre as partes.

4 – CONTEÚDO DO FESTIVAL:
Antes de cada exibição haverá chamada com a classificação etária e conteúdo dos filmes. O mesmo será aplicado ao material
da programação impressa, cartazes e banners. A votação das categorias abaixo será feita a partir de ficha enviada pelos
jurados.

COM EXIBIÇÃO PÚBLICA (votação de Júri Técnico):
 Competitiva Curtas Metragem Ficção
 Competitiva Longa Metragem Ficção
 Competitiva Animação
 Melhor Documentário
SEM EXIBIÇÃO (com votação de Júri técnico):
 Melhor Filme LBTG.
 Melhor Videoclipe.
 Melhor Trailer.
 Novos Talentos (abaixo de 14 anos).
 Melhor Diretor
 Melhor Ator e Melhor Atriz
* Devido aos ajustes necessários para a adaptação do festival ao novo espaço e localização, EXCLUSIVAMENTE
nesta edição, serão realizadas apenas exibições dos trabalhos vencedores de cada categoria, sendo os mesmos
divididos nos dias disponíveis para a execução do projeto conforme cronograma abaixo:

6 – PROGRAMAÇÃO:
Dia 24/10
Abertura e Primeira Sessão
20:00
Cerimonial com a presença dos realizadores, convidados, autoridades e representante das empresas
colaboradoras. Primeira sessão oficial com filme oconcour – seleção especial do Juri.
Dia 25/10
Programação 1
15:30 as 17:00 – Mostra infantil
18:00 as 19:00 – sessão de curtas da mostra competitiva
19:30 – Sessão oficial Melhor Filme LBTG, Melhor Videoclipe, Melhor Trailer, Novos Talentos (abaixo de 14
anos), Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz
Dia 26/10
15:30 as 17:00 – Mostra infantil
18:00 as 19:00 – sessão de curtas da mostra competitiva
19:30 – Curtas Metragem Ficção, Longa Metragem Ficção, Animação e Melhor Documentário.
Dia 28/10
Divulgação dos Vencedores | publicação em mídias sociais | imprensa e blogs relacionados.

7 – SELEÇÃO DOS FILMES:
Entre Julho e Setembro, foram abertas as inscrições, através da plataforma internacional FilmFreeway, especializado em inscrições online para festivais de todo o mundo. A divulgação é realizada em mídias sociais e imprensa. Até o presente, mais de 400 inscrições já foram realizadas e após seleção, poderão ser incluídos outros títulos em caráter não competitivo e honoris causa.

8 – PREMIAÇÃO:
TROFEU GODOTT DE OURO 2017
Para esta edição os vencedores de todas as categorias receberão o troféu ou placa Atena de Ouro e eventuais
prêmios em verba ou serviços de acordo com as possibilidades de patrocínio e apoios culturais.

09 – PLANO DE MÍDIA E PEÇAS GRÁFICAS:
Banners, programas, catálogos digitais, cartazes e chamadas eletrônicas serão os principais itens utilizados na
divulgação. Chamadas de áudio e vinhetas serão produzidas para veiculação. O material jornalístico gerado a
partir dos serviços de assessoria contratado ou gerados de forma espontânea, serão apresentados e enviados no
formato de relatórios e também publicados no portal da internet e redes sociais.

10 – SÍTIO NA INTERNET:
www.brasilcinefest.com.br
Fan Page: https://www.facebook.com/brazilcinefest/
Canal do youtube Festival: (em construção)
Instagram: @brazilcinefest

etor do festival

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz