Dia Mundial da Senha Segura é todo dia: como criar uma palavra chave eficiente?

0
495

Dia Mundial da Senha Segura é todo dia: como criar uma palavra chave eficiente?

Dia Mundial da Senha Segura

Especialista da G Data mostra como criar senhas fortes rapidamente. Data é lembrada na primeira semana de maio

Muitos fabricantes e entidades envolvidas com a segurança digital têm divulgado os dias 4, 5 e 7 de maio como o Dia Mundial da Senha Segura. Apesar desta divergência, uma coisa é certa: usar senha segura deve ser todo dia e hoje é uma oportunidade para avaliar o nível de segurança que as nossas senhas oferecem e como podemos aumentar a qualidade delas. A G Data, fornecedora de soluções antivírus, representada no Brasil pela FirstSecurity, oferece algumas dicas para que o usuário de computador e dispositivos móveis possa ter palavras chaves seguras e garantir a proteção contra as ameaças cibernéticas.

A Password Research apurou que os usuários de Internet possuem, em média, 17 senhas diferentes para diversos serviços online. Em outro estudo, da Bitkom (Associação Alemã de Tecnologia da Informação e Telecomunicações), foi apontado que quase 50% dos internautas acessa até 10 serviços online e que um terço deles acessa entre 11 e 20 serviços online. Na maioria dos casos, a criação de senhas é baseada em informações pessoais, o que provoca a produção de palavras chaves, geralmente, fracas.

Tim Berghoff, especialista da G Data, alerta que estas senhas são fáceis de lembrar, mas são altamente vulneráveis. “Combinações de dez caracteres alfanuméricos e caracteres são as melhores. Além disso, é altamente aconselhável para modificá-los regularmente ou usar uma aplicação de criação e gerenciamento de senhas”.

Exemplo senha segura
Segundo o especialista, é muito fácil criar uma palavra chave com elevado nível de segurança: “pode-se usar o primeiro caractere de cada palavra de uma frase e adicionar um número ou símbolo no início ou fim desta  combinação. Por exemplo:  ‘Hoje, 4 de maio, vou criar uma senha segura’. O resultado final seria “# H, 4DM, vcuss!”.

Tim Berghoff também orienta a usar a combinação de 2 fatores sempre que possível em qualquer serviço online, inclusive nas redes sociais. Outra opção, segundo o especialista é usar um gerenciador de senhas, entre eles o G Data Password Manager, que acompanha o G Data Total Security, oferecido pela FirstSecurity no Brasil.

Mais informações sobre as soluções de segurança G Data no Brasil: www.firstsecurity.com.br
_____________________________

Informações para a Imprensa
Wilians Geminiano
FonteMidia Americas

Related Post

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of