GE Celma inaugura Núcleo de Atendimento Psicológico Especializado – Infantojuvenil – NAPE-IJ em Petrópolis

0
312

GE Celma inaugura Núcleo de Atendimento Psicológico Especializado – Infantojuvenil – NAPE-IJ em Petrópolis, no Rio de Janeiro

ge-celma

Rio de Janeiro, 18 de maio de 2017 – A unidade GE Celma, da GE Aviation, inaugura novo Núcleo para o atendimento especializado a crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual do município de Petrópolis, no Rio de Janeiro, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social. O serviço e os funcionários são do município, entretanto, o espaço físico foi cedido pela GE Celma, montado num container, com três salas providas de móveis, notebooks, recursos lúdicos apropriados, livros, entre outros.  O novo Núcleo de Atendimento Especializado – Infantojuvenil, NAPE-IJ, funciona aos fundos do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

O objetivo do NAPE-IJ é oferecer atendimento psicológico especializado, de cunho social e não clínico, às vítimas e suas famílias, com um olhar abrangente que também contempla seu contexto. São atendidas crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos.

Há um ano, a GE Celma vem trabalhando em conjunto com as psicólogas da prefeitura para implementar uma infraestrutura adequada, visando o atendimento das famílias e poder oferecer um suporte contínuo para as vítimas. Recentemente, a empresa propiciou uma capacitação inicial para as psicólogas, por meio de um curso com uma renomada profissional da área, no Rio de Janeiro.

O NAPE-IJ, juntamente com a Prefeitura do Município, procura estabelecer um local seguro e que estimule a fala das vítimas e suas expressões, buscando um desenvolvimento saudável delas.

“A criação do núcleo é uma iniciativa da GE Celma de contribuir para a comunidade local e cooperar na solução de um importante problema social. Como parte da cidade, a GE Celma está inserida nesta comunidade e quer contribuir e retribuir, para buscar um desenvolvimento sustentável na região”, afirma Julio Talon, presidente da GE Celma.

O prefeito Bernardo Rossi crê que a parceria é um avanço para o setor. “A meta da prefeitura é ter a iniciativa privada cada vez mais próxima e atuando em conjunto com o poder público. A transformação da sociedade passa por esta prática, de cooperação. Com a inauguração do Núcleo de Atendimento nós iremos garantir que a assistência, já prestada dentro do CREAS, seja individualizada e tenha um ambiente mais sigiloso e adequado para todo o atendimento psicológico e assistencial”, considera o prefeito.

A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, oferece serviço especializado e continuado a famílias e indivíduos (crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos, mulheres) em situação de ameaça ou violação de direitos, tais como: violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, situação de risco pessoal e social associados ao uso de drogas no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). O objetivo do Centro é construir um espaço para acolhimento dessas pessoas, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações familiares.

A GE Celma sempre teve o compromisso com o desenvolvimento socioeconômico de Petrópolis, investindo em diversos outros projetos sociais, culturais e educacionais e, assim, proporcionando benefícios sólidos à comunidade local. Atualmente, a GE Celma apoia 14 projetos na região, impactando mais de 3 mil pessoas, sendo a maioria delas, crianças. Com a inauguração e patrocínio ao NAPE-IJ, a GE Celma reforça o seu posicionamento como grande impulsionadora de projetos que promovem o bem-estar da população local e ofereçam oportunidades a todos.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz