Museu da Pessoa completa 25 anos

0
212

Museu da Pessoa completa 25 anos e realiza campanha de apoio institucional via ProAC ICMS

Museu da Pessoa completa 25 anos

Ação pretende ampliar fundos para ampliar o acervo do Museu e continuar a preservar a cultura oral brasileira

O Museu da Pessoa está realizando uma campanha para obter recursos para suas ações através do Plano Anual de Atividades, que pode ser custeado por empresas via ProAC ICMS. Esse patrocínio possibilitará que as instituições interessadas nesse apoio continuem difundindo e preservando o acervo da instituição, possibilitando ainda que outras pessoas registrem suas histórias.

Fundado no início dos anos 1990, o Museu da Pessoa é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, que se mantém por meio de programas e projetos realizados em parceria com a iniciativa privada e do apoio de pessoas e instituições. A organização surgiu como o primeiro museu virtual do mundo e, desde a sua origem, tem transformado histórias de vida de pessoas comuns em fonte de conhecimento, compreensão e elos de conexão entre indivíduos e povos.

O Plano Anual contempla as seguintes atividades:

Programa Conte sua História
Estúdio aberto ao público para que toda e qualquer pessoa registre sua história de vida. A história é registrada em vídeo por equipe especializada da instituição.

Expedição
Registro, preservação e disseminação de histórias de vida de brasileiros e brasileiras durante viagens em todo estado de São Paulo. Todas as entrevistas serão transcritas, editadas e revisadas para integrarem o acervo do Museu da Pessoa, disponível no portal. Servirão ainda como base para os produtos que serão produzidos, coleções virtuais, publicações ou exposições.

Acervo
Página especial do patrocinador no portal do Museu da Pessoa com as histórias de vida relacionados à sua área de atuação e público de interesse.

Memória Local na Escola
Programa de atuação junto às escolas públicas por meio de formação de professores e alunos do Ensino Fundamental I, com a apresentação de metodologia de memória oral e com o resgate da memória local das cidades atendidas. O projeto tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento do diálogo entre a escola e a comunidade por meio do registro da história de vida das pessoas.

Histórias em Jogo
A ação pretende formar comunidades e jovens na metodologia do Museu da Pessoa com o objetivo de fomentar um legado cultural e social baseado na diversidade. A iniciativa mobilizará comunidades e jovens para produzirem e compartilharem histórias.

Contrapartidas para o incentivador
O Museu da Pessoa acredita em um conceito de contrapartida baseado em valores e percepções comuns, a partir do qual as organizações trabalhariam em torno da valorização da pessoa, suas histórias e relações com o mundo. O apoio de nossos parceiros se transforma, para o Museu, em uma presença não apenas de sua marca nas ações culturais e educativas da organização, mas, sobretudo, nos conteúdos e nas mídias do projeto.
Sobre o Museu da Pessoa
A instituição tem como objetivo democratizar a construção da memória social por meio da valorização de histórias de vida de toda e qualquer pessoa da sociedade. O material coletado é organizado e disseminado por meio de produtos culturais como livros, exposições, documentários e sites. Posteriormente ele é utilizado em projetos socioculturais, colaborando com a transformação da cultura e dos valores locais, promovendo o diálogo e contribuindo na difusão das memórias individuais e coletivas. Em 25 anos de atuação, o Museu da Pessoa inspirou a criação de três outros museus em Portugal, no Canadá e nos Estados Unidos. Hoje, ele conta com um acervo de 16 mil depoimentos de histórias de vida e 72 mil documentos e imagens, que contam a história de instituições, cidades e de grupos sociais diversos.

Para conhecer mais sobre o Museu da Pessoa acesse: www.museudapessoa.net
Sobre ProAC ICMS
Possibilita que parte do ICMS pago pela empresa contribuinte seja revertido para patrocínio de projetos culturais do Estado de São Paulo, aprovados pela Secretaria da Cultura. A empresa pode apoiar a causa do Museu da Pessoa e receber como contrapartida visibilidade de marca em ações culturais, como um apoiador.
Quem pode doar o ICMS por meio do ProAC?
Podem doar empresas que recolhem ICMS no Estado de São Paulo, conseguindo abater 100% do valor incentivado em até 3% do ICMS devido.

Para saber como apoiar e conhecer mais o Plano Anual de Atividades do Museu da Pessoa que pode ser incentivado via ProAC ICMS, entrar em contato com Rosana Miziara, pelo telefone (11) 2144-7150 ou pelo email rosana@museudapessoa.net.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notify of
avatar
wpDiscuz