O robô pizzaiolo que pretende substituir os pizzaiolos de carne e osso

0
52

O robô pizzaiolo que pretende substituir os pizzaiolos de carne e osso

O robô pizzaiolo

Vivaldo José Breternitz (*)

A robótica vem sendo cada vez mais utilizada. Agora, surge na França uma máquina que pretende substituir os pizzaiolos de carne e osso.

A empresa francesa Ekim apresentou, recentemente, um robô de três braços que é capaz de preparar 120 pizzas por hora – ele é três vezes mais rápido que um pizzaiolo humano.

Com investimentos da ordem de 2,2 milhões de euros, a empresa criou a máquina, que recebe pedidos via Internet e prepara a pizza, deixando-a pronta para entrega ou retirada pelo cliente, colocada na embalagem e cortada. Há um cardápio pré-definido, mas os clientes podem pedir alterações na pizza, desde que utilizados os ingredientes disponíveis; a massa será elaborada manualmente, da forma convencional. Curiosamente, a empresa americana Zume Pizza tem um robô que prepara os discos e aplica o molho de tomate, deixando o resto do processo aos cuidados de pizzaiolos.

A empresa francesa está criando uma marca, Pazzi (loucos, em italiano), e através de um sistema de franquia, pretende criar uma rede de pizzarias robotizadas, que iniciará atividades no final deste ano, inicialmente na França, vendendo pizzas com preços entre sete e catorze euros, dependendo dos ingredientes e funcionando 24 horas por dia. A ideia é que sejam pizzarias pequenas, instaladas em lugares com grande fluxo de pessoas, como shopping centers, estações rodoferroviárias etc.

Há outras iniciativas na área, especialmente na China, Japão e Tailândia. Em 2017, foi anunciado na Califórnia o Flippy, um robô que poderia preparar 400 hambúrgueres por hora – o projeto acabou sendo abandonado.

Mais empregos passam a ser ameaçados…

(*) Vivaldo José Breternitz, doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

O especialista está disponível para comentar o assunto. Para acioná-lo, basta encaminhar a solicitação para o e-mail: imprensa@mackenzie.br.

Sobre o Mackenzie

A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

Informações
Assessoria de Imprensa Universidade Presbiteriana Mackenzie
imprensa@mackenzie.br

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of