Orquestra Juvenil Heliópolis e Coral da Gente do Instituto Baccarelli se apresentam no MASP

0
301

Orquestra Juvenil Heliópolis e Coral da Gente do Instituto Baccarelli se apresentam no MASP em 27 de agosto

Grupos interpretarão, respectivamente, as obras “Tanguero Concerto” e “Sinfonia Brasileira”, e o espetáculo “Sementes do Amanhã”, inéditos na cidade de São Paulo

O Instituto Baccarelli leva a Orquestra Juvenil Heliópolis e o Coral da Gente para um domingo musical, no auditório do MASP, em 27 de agosto. Serão duas apresentações inéditas, sendo uma às 11h, e outra, às 16h. Com patrocínio da Pernambucanas, que valoriza iniciativas que visam o aprendizado e a inclusão social, o concerto mostrará um recorte do universo da música erudita ao grande público.

Às 11 horas, a Orquestra Juvenil Heliópolis apresenta o primeiro espetáculo do dia, sob regência do compositor e maestro convidado Arthur Barbosa, com participação do Quinteto de Metais do Instituto Baccarelli. A apresentação começa com Tanguero Concerto, junto com o grupo de instrumentos de metais. Composta em 2015, a obra é inspirada no tango e nos ritmos platinos, tendo sida escrita em três movimentos, os quais retratam os diferentes ritmos da região do Rio da Prata, na Argentina. Na sequência, será ouvida a Sinfonia Brasileira, estreada em 2005 nos Estados Unidos, pela Orquestra das Américas.

Na segunda apresentação, que começa às 16h, o Coral da Gente, do Instituto Baccarelli, apresentará o espetáculo Sementes do Amanhã, que trará nas vozes das crianças e jovens da instituição obras de Gilberto Gil, Gonzaguinha, Milton Nascimento, Dorival Caymmi, Cezar Elbert, Linda Nolan, além de músicas folclóricas e tradicionais da África do Sul e traditional spirituals, todas acompanhadas por coreografias especialmente desenvolvidas para a ocasião. O coral terá a presença de Otávio Piola e Juliana Ripke (piano), Lucas Andrade (flauta), Pelé Nascimento (bateria) e Maryana Cavalcanti (percussão).

Para quem quer apreciar o encontro da música erudita, as apresentações do Instituto Baccarelli, com ingressos a preço popular, são a porta de entrada para este universo.

SERVIÇO

Orquestra Juvenil Heliópolis e Coral da Gente do Instituto Baccarelli se apresentam no MASP em 27 de agosto
Local: MASP Auditório (Avenida Paulista, 1578 – São Paulo/SP)
Data: 27 de agosto de 2017 (domingo)
Hora: duas apresentações, sendo a primeira às 11h e a segunda às 16h
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Vendas: bilheteria do Masp ou pela Ingresso Rápido (www.ingressorapido.com.br ou 11 4003-1212)
Aceita todos os cartões como meio de pagamento
Classificação etária: livre

Sobre o Instituto Baccarelli

Em 1996, sensibilizado por um incêndio de grandes proporções em Heliópolis, o maestro Silvio Baccarelli prontificou-se a ensinar música para 36 crianças e jovens da comunidade, como forma de diminuir o sofrimento das famílias atingidas e contribuir para a autoestima e possibilidade de educação desses menores. Como o bairro da zona sul paulistana não dispunha de local apropriado para as atividades, o maestro cedeu o próprio imóvel, o Auditório Baccarelli (localizado na Vila Clementino), para dar início às aulas. Dos participantes desse estágio inicial, dois ex-integrantes do coral que o maestro regeu por várias décadas em São Paulo permaneceram à frente do Instituto: os irmãos Edilson e Edmilson Venturelli. Além da gestão executiva e da imagem institucional, eles foram os responsáveis pelo desenvolvimento das diferentes atividades da entidade, e por ampliar significativamente a dimensão da instituição de ensino. Hoje, mais de 1.000 crianças e jovens são beneficiados anualmente pelos programas socioculturais, que abrangem em 5 orquestras, 14 corais, 20 grupos de musicalização infantil, 52 classes coletivas de instrumentos, 20 grupos de câmara, além de aulas em grupo e individuais sob a responsabilidade de 68 profissionais de música. O Instituto conta com a direção artística do maestro Isaac Karabtchevsky e com o patronato do regente indiano Zubin Mehta, que visitou a instituição em 2005 e se encantou com o poder da música enquanto ferramenta de transformação social. Para a manutenção de suas atividades, o Instituto Baccarelli conta com os seguintes patrocinadores, distribuídos por categorias. Master: Petrobras; Ouro: Vivo e Volkswagen; Prata: Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre e Banco Volkswagen; Bronze: Instituto Votorantim, Bradesco, Pernambucanas, Cielo e BTG Pactual.

Sobre a Pernambucanas

Fundada em 1908, a Pernambucanas é uma instituição pioneira no comércio brasileiro e, desde então, tem contribuído para o desenvolvimento do varejo nacional da moda (vestuário, casa e itens eletrônicos de moda). Está presente em mais de 230 cidades de sete Estados por meio de 311 lojas e cerca de 10 mil colaboradores. Sua estrutura inclui um moderno centro de distribuição e um escritório central. A Pefisa, grupo financeiro da companhia, é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos produtos financeiros, como cartões, empréstimo pessoal e seguros. Além disso, desde 2005, conta com a Universidade Corporativa Comendadeira Helena Lundgren, que tem como objetivo ser um polo de disseminação das melhores práticas comerciais junto a seus funcionários e parceiros, além de promover o alinhamento da cultura e gestão empresarial que fazem da Pernambucanas uma das principais empresas do País.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of