Tecnologia mobile amplia acesso à saúde

1
343

Segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS), 2,8 milhões de brasileiros perderam planos de saúde nos últimos dois anos por conta dos efeitos da crise econômica, que fechou empresas e criou um enorme contingente de trabalhadores desempregados. Para piorar o quadro, o governo anunciou a redução de gastos na saúde pública como parte do plano de reequilíbrio orçamentário para os próximos anos.

Frente essa situação, o brasileiro procura novas alternativas para cuidar da sua saúde, priorizando opções que ofereçam economia de tempo e dinheiro. E, de olho nessa demanda, o mercado de tecnologia mobile desenvolve ferramentas acessíveis por smartphone e tablet que suprem as necessidades mais básicas na hora de manter a saúde e o bem-estar.

É o caso do Doutor 123, plataforma online que conecta pacientes a uma rede de médicos, clínicas e laboratórios que disponibilizam serviços de saúde a baixo custo. São mais de 50 especialidades e 800 tipos de exames disponíveis para agendamento imediato. A empresa aposta no conceito de marketplace de serviços de saúde e, somente em São Paulo, já conta com uma rede de 300 profissionais, em pleno processo de expansão, com consultas que variam entre R$ 60 e R$ 220 reais.

Com crescimento médio mensal de 230% desde março de 2017, quando iniciou sua captação massiva por meio de ações on-line, o Doutor123 já conta com boa aderência aos seus serviços em cidades como Campinas (SP), Belo Horizonte (MG) e São José dos Campos (SP), onde rodou seu projeto piloto. Graças à escalada do negócio, a startup almeja fechar seu primeiro ano com 900 médicos e 150 unidades de laboratórios e clínicas cadastrados, realizando 15 mil consultas e exames por mês.

Outra ferramenta que desponta no mercado de heath tech é o GoPharma, aplicativo que auxilia na geolocalização de remédios na drogaria mais próxima do usuário e permite que pacientes crônicos se cadastrem em programas de benefícios para redução de custos com medicamentos de uso contínuo.

O app, desenvolvido pela InterPlayers, grupo especializado no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o setor de saúde, já conta com mais de 40 mil farmácias cadastradas em 90% dos municípios brasileiros, além dos mais de 4 mil produtos em oferta. A tecnologia do GoPharma agiliza a jornada do consumidor e empodera seu usuário na medida em que permite que ele realize uma busca filtrada da farmácia mais próxima baseado nas suas preferências e também verifique a disponibilidade no estoque de medicamentos de difícil acesso no mercado.

A partir dessas informações, gostaria de sugerir uma pauta sobre serviços de tecnologia mobile que ampliam o acesso à saúde.

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
0 Comment authors
Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
trackback

[…] de indicadores atingidos, tais como a marca de sétima colocada entre as cidades brasileiras em Mobilidade e Acessibilidade e sexta em Empreendedorismo, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities. O […]